sexta-feira, 20 de maio de 2011

Seção Curiosidades: Parir é Verbo de Ação!

Não existe "Parto Cesárea", porque simplesmente na cesárea a mulher não é ativa, e sim passiva. Parir é verbo de AÇÃO! e existe conjugação (é, existe e é estranha, mas existe!)


Conjugação do verbo parir

Infinitivo: parir
Gerúndio: parindo
Particípio passado: parido

INDICATIVO

  • Presente do Indicativo
    eu paro
    tu pares
    ele pare
    nós parimos
    vós paris
    eles parem
  • Imperfeito do Indicativo
    eu paria
    tu parias
    ele paria
    nós paríamos
    vós paríeis
    eles pariam
  • Perfeito do Indicativo
    eu pari
    tu pariste
    ele pariu
    nós parimos
    vós paristes
    eles pariram
  • Mais-que-perfeito do Indicativo
    eu parira
    tu pariras
    ele parira
    nós paríramos
    vós paríreis
    eles pariram
  • Futuro do Pretérito do Indicativo
    eu pariria
    tu paririas
    ele pariria
    nós pariríamos
    vós pariríeis
    eles paririam
  • Futuro do Presente do Indicativo
    eu parirei
    tu parirás
    ele parirá
    nós pariremos
    vós parireis
    eles parirão

SUBJUNTIVO

  • Presente do Subjuntivo   
    que eu para
    que tu paras
    que ele para
    que nós paramos
    que vós parais
    que eles param
  • Imperfeito do Subjuntivo
    se eu parisse
    se tu parisses
    se ele parisse
    se nós paríssemos
    se vós parísseis
    se eles parissem
  • Futuro do Subjuntivo
    quando eu parir
    quando tu parires
    quando ele parir
    quando nós parirmos
    quando vós parirdes
    quando eles parirem

IMPERATIVO

  • Imperativo Afirmativo
    pare tu
    para ele
    paramos nós
    pari vós
    param eles
  • Imperativo Negativo
    não paras tu
    não para ele
    não paramos nós
    não parais vós
    não param eles

INFINITIVO

  • Infinitivo Pessoal
    por parir eu
    por parires tu
    por parir ele
    por parirmos nós
    por parirdes vós
    por parirem eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário