terça-feira, 17 de maio de 2011

Trabalho de Parto: Necessidades na Hora P.

Parto é animal, é instinto e natureza. Toda mulher que deseja ter um parto normal e ativo deve estar em plena sintonia e se entregar ao momento sem medos ou pudores.


Parece idealismo de gente natureba, mas a verdade é que estudos clínicos comprovam essas afirmações, tudo porque a mulher que não consegue se entregar ao trabalho de parto de forma integral acaba muitas vezes tendo o processo 'travado' ou mesmo interrompido, o que pode levar a intervenções como indução por ocitocina, fórceps de alívio, e até mesmo a cesareana.


Vamos aos "porquês": 


o sistema límbico (parte primitiva do cérebro, comum a todos os mamíferos) é o responsável pela produção dos hormônios necessários para o trabalho de parto, porém, se o neo-córtex (parte mais racional e mais moderna do cérebro) for estimulado, ele impede o perfeito funcionamento do sistema límbico.


Ou seja: quanto mais racional a mulher estiver, menos chances de evoluir no trabalho de parto ela terá.


Mas, o que estimula o neo-córtex?



  • Luzes fortes
  • Frio
  • Medo
  • Vergonha
  • Raciocínio

e tudo o mais que faça com que a mulher se irrite ou tenha que pensar.


Então, basicamente, deve-se evitar esses fatores. Deixá-la à vontade em um momento tão íntimo, em ambiente calmo e aconchegante, sem pessoas entrando e saindo a todo momento, sem que alguém fique dando instruções ou ordens, ou mesmo mantendo diálogo em que ela precise prestar atenção. Ficar fazendo perguntas excessivas à mulher na hora P, além de querer passar-lhe informações demais, pode atrapalhar e muito. Além disso, gente nervosa dizendo a todo momento que algo pode dar errado, questionando se tudo está saindo bem, pode fazer com que a parturiente entre em pânico também...


Evitando todos estes fatores permite-se que a mulher viva a experiência do parto de forma mais prazerosa e fisiológica possível.


Quem for acompanhar a gestante no momento do parto, tanto equipe médica quanto parentes ou pessoas presentes no momento do parto, devem estar conscientes de todos estes fatores e respeitar ao máximo o processo para que este possa ocorrer de forma natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário